terça-feira, 8 de junho de 2010

III Semana de Letras da FSLF!

Primeiro dia- 24 de maio de 2010

“Não é o mais forte de uma espécie que sobrevive, nem o mais inteligente, é o que mais se adapta às mudanças” (Charles Darwin)

A abertura da semana foi feita pela reitora e professora Cristiane, junto com as coordenadoras dos cursos de Letras e Pedagogia da FSLF.
A primeira palestra foi ministrada pela professora e acadêmica Suzy Dayse, com o tema: “Qualidade começa em mim“, falando sobre a nossa auto-estima.
Auto-estima; é uma certeza com origem interna,é apropriada a vida, é a certeza de ser valioso.

Amar-se primeiro, olhar-se primeiro, não deixar ninguém dizer como você deve ser!

Tópicos:
O que vai motivar minha vida para a mudança?
Preciso me amar!
Preciso respeitar as crenças do outro!

“Não existe problemas, existem oportunidades de crescimento”
(Melitta Bentz / Alemanha-1908 )
Logo após, visitamos estandes apresentados pelo grupo IPAESE (libras), explicando através de sinais as épocas literárias; o barroco, o romantismo, o realismo e Malba Tahan o homem que calculava.


Segundo dia-25 de maio de 2010

A nossa turma do primeiro período de letras abriu o segundo dia com a apresentação da experiência de cada um por ter participado do projeto BATISMO DIGITAL.

Seguido da apresentação da classe do quarto período falando sobre o CARPE DIEM- Projeto Educacional Fazendo Letras, que foi idealizado pela professora Vilma Quintela.
Meta: ajudar os alunos que vão fazer o PSS1 para tentar uma vaga na UFS.

A professora Sara falou um pouco sobre o projeto- aula de literatura infanto-juvenil.
Utilizando histórias clássicas como, Branca de Neve, Rapunzel; cantigas de roda co dramatização. Para exercitar a leitura e cantigas no dia a dia de crianças e jovens.

Tivemos também uma mostra desse projeto com apresentações de cantigas de roda, com alguns alunos caracterizados de personagens infantis e dramatizando cantigas clássicas e histórias.

Terceiro dia-26 de maio de 2010

Começamos hoje com a apresentação, LEITURAS DO MUNDO, com os acadêmicos do segundo período; recitando um poema. A turma também apresentou uma dança acompanhada de um poema trabalhando a sensualidade feminina.

Após, assistimos a uma palestra muito interessante com o professor Claudiano Soares, DIDÁTICA E AVALIAÇÃO: (re)direcionando a postura do educador frente às demandas da nova escola. Falando sobre o que é didática.
Tópicos: O que é avaliar? Avaliar não é apenas uma nota de u exercício difícil, e sim, avaliar, identificar o grau de aprendizagem do aluno durante o período estudado.
Qual é o papel da nova escola?
Como é a minha aula de Língua Portuguesa?
Eu reproduzo ou produzo?

“Leia! Você e o mundo serão melhores”

Outra palestra que assistimos foi: LÍNGUA LATINA E PRODUÇÃO TEXTUAL, com o professor Me. Antônio Andrade e o professor Dr. José Raimundo Galvão.
Falaram-nos sobre a formação das palavras, analisando as palavras da nossa língua, mostrando-nos também o significado das palavras desde a língua latina e grega.
Uma linguagem bem articulada, contextualizando.

Quarto dia-27 de maio de 2010

O escritor e filósofo Cleiber Vieira ministrou a palestra: REFLEXÃO SOBRE A LEITURA FILOSÓFICA DO MUNDO.
Pensar- falar- agir- reagir!

“Se o pensamento é a matéria prima da filosofia, a filosofia é a liberdade de pensar”.
Falou-nos sobre a tolerância e intolerância do homem, filosofando sobre isso.
“Amar ao próximo, como a ti mesmo”.
O amor não esta ligado a uma religião, mas diretamente ligado ao filosofar, ser humilde, menos egoísta, menos arrogante.
_amor, compaixão, paciência, tolerância, humildade é tudo para a formação da nossa personalidade.
_aquele que não ama é prisioneiro de se mesmo, uma única palavra leva-nos a liberdade (AMOR).

Por ultimo tivemos a palestra/debate do nosso professor Marcos Vinícius:
FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO NORDESTINA.

Aspectos: histórico, sociais, culturais e geográficos.
Realidade no Brasil- Como nós nos vemos? Como eles nos olham?
Visão do mundo- conceitos e pré-conceitos sobre o NORDESTE brasileiro.

Nordeste sempre foi lugar de injustiça, de guerras entre famílias pelo poder de terras, as terras que foram tomadas, não compradas!

Filmes que relatam nosso nordeste:
Mazarrope;
O pagador de promessas;
O auto da compadecida;
Narradores de Javé.

Conclusões
Caminhos para a valorização do nordeste.

Quinto dia- 28 de maio de 2010

Aconteceu o Sarau Poético e coquetel de encerramento com a homenagem aos professores das turmas de Pedagogia e Letras, tivemos também declamações de autores como Gregório de Matos, Fernando Pessoa e outras também músicas de Caetano Veloso, Djavan, Milton Nascimento. Portanto podemos concluir que a semana de letras foi um evento de suma importância para o nosso curso, onde integrou todos os alunos das turmas de letras com os mesmos objetivos, favorecendo o nosso desenvolvimento cultural e acadêmico, nos dando uma nova visão sobre a arte e a técnica de ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
"A vida não é quantas vezes você respira, mas sim quantas vezes te tiraram o fôlego." Sem amor, sem raiva, sem tristeza... a respiração é como um tiquetaquear de relógio.